domingo, 4 de maio de 2014

O Veneno está na mesa - 2 - Em defesa da Agroecologia

 O Veneno Está na Mesa 2, documentário de Sílvio Tendler, já está disponível online.

Depois do sucesso de "O Veneno Está na Mesa", que já foi assistido por mais de um milhão de pessoas, Sílvio Tendler lançou em abril de 2014 a continuação, O Veneno Está na Mesa 2, que conta com depoimentos de Boaventura Sousa Santos, Miguel Altieri, Riquel Rigoto, entre outros.

Como no primeiro volume, Tendler documenta a problemática dos agrotóxicos em seus múltiplos aspectos. Na parte 2, os depoimentos falam de escolas banhadas por venenos, pessoas intoxicadas ou doentes por câncer, contaminação do solo, e fontes de água, e até de mortes de agricultores pelo contato com os pesticidas. 



O filme 2 mostra o drama dos plantadores de Fumo no Rio Grande do Sul. Através do instrumento legal do "arresto", as fumageiras podem recolher o fumo do galpão do agricultor, se este não lhe entregar o fumo espontaneamente. É montado todo um aparato policial para garantir o arresto, se o agricultor resistir. Muitos não aguentam a pressão e se suicidam.  

Mas o documentário avança, em relação ao primeiro, introduzindo a perspectiva da agroecologia. Segundo a Professora Raquel Rigotto, da Universidade Federal do Ceará, "além de não conter agrotóxicos, o alimento agroecológico não porta em si injustiças, ele não porta expropriação da terra, ele não porta trabalho infantil, ele não porta violência contra a mulher, ele não porta contaminação ambiental dos rios, dos solos, dos açudes, contaminação das pessoas e contaminação dos alimentos". 



Para o Professor de Agroecologia da Universidade da Califórnia, Miguel Altieri, "a agricultura industrial de monoculturas somente produz 30% dos alimentos que nós comemos no mundo, e não é uma comida de boa qualidade, porque tem transgênico e pesticida. E 50 % da comida que se come na humanidade é produzida pelos camponeses, que controlam 20% da terra. Imagina que você agora desse 50% da terra para os camponeses. Haveria alimentos para todos".

O documentário mostra uma série de experiências exitosas de agroecologia no Brasil, entre elas, o arroz orgânico em Nova Santa Rita-RS (http://www.coopanrs.com.br/), feiras agroecológicas que aproximam o produtor do consumidor, a criação sustentável de abelhas e a produção de sementes crioulas, que garantem a autonomia dos agricultores. 

O filme conta também com depoimentos contundentes de Vandana Shiva e aborda o problema dos transgênicos. 

Trata-se de um documentário de importância extrema, podendo ser utilizado como instrumento didático no Ensino Médio e em escolas em geral.  Assista abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...