quarta-feira, 19 de março de 2014

Minicurso sobre biografia e história

     Estão abertas até 15/07/2014 as inscrições para o minicurso Biografia e História: Modos de usar, a ser ministrado por mim e Jocelito Zalla durante o XII Encontro Estadual de História da Anpuh-RS, em São Leopoldo. Serão três aulas, em 12, 13 e 14 de agosto de 2013. O minicurso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação em história e em qualquer outra área do conhecimento, que estejam interessados em realizar pesquisas ou escrever biografias. Abaixo a ementa, programação e bibliografia do curso.

Casal Arnolfini, pintado pelo holandês Jan Von Eyck (1434).
Biografia e história: modos de usar


Coordenador(es):
ELENITA MALTA PEREIRA (Doutorando(a) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul); 
JOCELITO ZALLA (Doutorando(a) - Universidade Federal do Rio de Janeiro). 

Ementa: Este minicurso se propõe a realizar uma breve introdução aos usos do biográfico na disciplina histórica. Objetiva-se, com isso, mapear tanto a história da biografia histórica como as possibilidades heurísticas do gênero para o fazer historiográfico, através da abordagem de questões teórico-metodológicas chave na área e da análise de produção brasileira recente. Dessa forma, busca-se apresentar elementos e tópicos fundamentais para o iniciante na prática de pesquisa e escrita em biografia histórica e para qualquer historiador interessado nas discussões pertinentes às grafias de vida. 

Programa: 
Primeiro dia: 
1. História das práticas biográficas e o campo historiográfico 
História do gênero biográfico e suas intersecções com a disciplina histórica. Usos da biografia nos séculos XIX e XX (da personagem ao agente histórico). 

Segundo dia: 
2. Biografia e história: problemas e possibilidades 
Questões teórico-metodológicas na escrita biográfica: sujeito x sociedade, a ilusão biográfica, coerência e multiplicidade do eu, escritas e práticas de si, sujeito representativo/excepcional, projeto e campo de possibilidades. 

Terceiro dia: 
3. A produção recente no Brasil: exercícios de pesquisa e escrita 
Análise de produção biográfica selecionada na historiografia das últimas décadas (livros, teses e dissertações). Usos da biografia nos diversos domínios da História: biografia e movimento operário, biografia e história intelectual, biografia e escravidão, biografia e história ambiental, biografia, memória e identidades coletivas. 

Bibliografia (Recomendamos a leitura antecipada, se possível, para maior aproveitamento do minicurso): 

AVELAR, Alexandre de Sá, SCHMIDT, Benito Bisso (orgs.). Grafia da vida: reflexões e experiências com a escrita biográfica. São Paulo: Letra & Voz, 2012.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína, FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, p. 183-191.
BURKE, Peter. A invenção da biografia e o individualismo renascentista. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 10, n. 19, 1997, p. 83-97.
DUMONT, Louis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos (Parte I). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FERREIRA, Jorge. João Goulart: Uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
FOUCAULT, M. O que é um autor? 7 Edição. Lisboa: Vega, 2009.
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador dos diamantes: o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. 3ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
HEIKE, Silva. Entre o amor ao Brasil e ao modo de ser alemão: a história de uma liderança étnica (1868-1950) . São Leopoldo: Oikos, 2006.
LEVI, Giovani. Usos da biografia. In: AMADO, Janaína, FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs.). Usos & abusos da História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005, p. 167-182.
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. Gilberto Freyre: um vitoriano nos trópicos. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
PEREIRA, Elenita. Roessler: O homem que amava a natureza. São Leopoldo: Editora Oikos, 2013.
SCHMIDT, Benito Bisso. Em busca da terra da promissão: a história de dois líderes socialistas. Porto Alegre: Palmarinca, 2004.
SCHMIDT, Benito Bisso. História e biografia. In: CARDOSO, Ciro Flarmarion, VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 187-205.
WOLF, Virginia. A arte da biografia. Tradução de Norida Teotônio de Castro. Revista Dispositiva (PUC-Minas), nr 2, 2012.
VELHO, Gilberto. Trajetória individual e campo de possibilidades. In: VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: Antropologia das Sociedades Complexas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 31-48.
XAVIER, Regina. Religiosidade e escravidão, século XIX: mestre Tito. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
ZALLA, Jocelito. O centauro e pena: Luiz Carlos Barbosa Lessa (1929-2002) e a invenção das tradições gaúchas. Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010. 

Link para as inscrições no evento:
http://www.eeh2014.anpuh-rs.org.br/inscricoes/capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...