terça-feira, 25 de setembro de 2012

Roda Viva com Robert Darnton, em 24/09/2012

Presidente da biblioteca de Harvard fala sobre arquivos, o futuro da escrita e dos livros na era digital.


Excelente programa, em que Darnton pode falar de sua experiência com arquivos, história do século XIX e do tempo presente, e também sobre a revolução digital. É tocante quando ele narra a emoção do contato com documentos inéditos num arquivo. A espera de uma caixa, a abertura do lacre, os instantes que envolvem o mistério do passado que o historiador está prestes a desvendar. Só sabe do que ele está falando quem já passou por esse momento, e sabe o quanto é incrível e emocionante.

Também importante a comparação que Darnton faz do documento escrito e do conteúdo do mundo virtual. Ambos não são excludentes, mas sim complementares.  O mais importante, é que os estudantes de história não abandonem os arquivos. Aos professores, cabe estimular a experiência de diversas formas, promovendo o contato dos estudantes com os diferentes tipos de documento. A internet jamais substituirá o manuseio do papel, o cheiro dos vestígios do passado, a emoção da descoberta. Mas pode ajudar a complementar a experiência, e isso é muito bom. Basta conjugar as duas "fontes" de pesquisa.

A preocupação com a escrita foi outro ponto importante da fala de Darnton, muitas vezes, um dilema para os profissionais da história. Concordo totalmente com ele, devemos escrever, reescrever quantas vezes for necessário, em busca da linguagem mais clara possível. Temos que pensar para quem estamos escrevendo, e se há sentido mesmo em escrever somente para os pares, sem se preocupar com o público mais amplo. 

Penso que todas essas questões deveriam ser mais debatidas, desde a graduação, nos cursos de história. Quanto mais debate, melhor fica a história, e ganhamos todos nós, historiadores e público em geral, no conhecimento do passado do nosso país, das múltiplas diversidades e identidades que o construíram ao longo do tempo. As continuidades e rupturas dos processos históricos fazem parte do que somos hoje. Vale muito a pena assistir o programa, como um ótimo ponto de partida para importantes reflexões.

Elenita Malta Pereira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...